top of page

Mitose e Meiose Prepare-se para o Enem!

Entenda Meiose e Mitose, descomplique o entendimento e preparar-se para o Enem e Vestibulares.




O assunto é a divisão celular, um dos primeiros conteúdos que aprendemos na matéria. A divisão celular é um processo que as células de um organismo passam ao longo de toda a sua vida, desde a origem embrionária. Existem dois tipos de divisão celular chamadas de mitose e meiose.


Dica:

O que é mitose?

A mitose é o tipo de divisão celular que ocorre desde a formação do embrião até a morte do organismo. No momento em que estamos sendo gerados no útero materno, é necessário que aconteça a duplicação da célula, a fim de formar um novo ser. Nós nunca paramos de realizar mitoses.

O processo acontece assim: uma célula origina duas com o mesmo número de cromossomos. Desse modo, acontece a regeneração dos tecidos multicelulares e a reprodução assexuada.

Como o processo da mitose é contínuo, dividimos ele em processos para melhor entendimento:

Prófase; Metáfase; Anáfase; Telófase.

O que é meiose?

A meiose, por sua fez, é um processo de divisão celular formado por duas etapas. Nela, há a formação de quatro células haploides e de uma única célula diploide.

Na meiose, uma célula se origina de quatro com metade do número de cromossomos. Assim, ocorre a formação de gametas (reprodução sexuada).

O processo é dividido em:

Prófase I; Metáfase I; Anáfase I; Telófase.


Veja o vídeo acima de entenda Mitose e Meiose. conteúdo completo no aprendizadoonline.com.br


Gostou desse artigo e do nosso mapa mental sobre a diferença entre mitose e meiose? Esperamos que esse conteúdo te ajude em seu dia a dia! Para saber mais, continue acompanhando o AOBlog.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page